Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O teatro proposto pelo Por Volta de Logo Depois!

Aumentar texto Diminuir texto
O grupo piracicabano, Por Volta de Logo Depois, produz espetáculos teatrais com temas de cunho sociais, que permitam a reflexão sobre a sociedade e muitas vezes considerados tabus.
O encontro entre seus integrantes e os membros da CONPOEMA aconteceu em meados de junho de 2013, quando participaram do 5º encontro do Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo. Lá os grupos discutiram propostas para implantações de políticas públicas para as artes exercidas fora da capital paulista, e os grupos puderam conhecer também os trabalhos dos coletivos que atuam no interior do estado.
Logo de cara, esses dois grupos se aproximaram para conversar, e se reconheceram, nas linhas de pesquisa artística, tanto quanto ao tema, como no método de construção, e todo o pensamento que abrange as artes feitas na (e para) a comunidade, e não como mercadorias.
De lá pra cá, muitos outros encontros entre eles e nós foram realizados, para trocas estéticas, com apresentações teatrais trazidas para nossa região, e levadas também pra lá pra Piracicaba, e de tardes muito prazerosas de bate-papos que sempre nos fortalecem e alegram a caminhada, que em boa parte do tempo, sabemos que é dura. Nesses momentos de encontros, a mão segurada, dá a força e ao mesmo tempo, leveza necessárias, nos faz lembrar que somos parte de um todo, que o que fazemos aqui reverbera, e que podemos juntos colaborar com a transformação social do nosso estado, e país.
Depois de apresentarem os espetáculos “Maria, sou eu”, que retratava a experiência de uma mulher torturada na ditadura, e “Quarta-feira, sem falta, lá em casa”, que levantava questionamentos a respeito da moral e dos bons costumes, em Francisco Morato, o Por Volta de Logo Depois voltou, desta vez para trazer outros dois de seus espetáculos, para Franco da Rocha.
No fim da tarde de sexta-feira, dia 7, o grupo apresentou seu espetáculo de rua “Liberdade, Liber […] dades”, no calçadão, em frente a casa de cultura, estremecendo as estruturas do patriarcado e do capitalismo. De maneira muito corajosa, o grupo colocou em cena seus descontentamentos com a sociedade contemporânea, que sistematicamente vem usurpando os direitos dos indivíduos, impondo padrões a que devem se encaixar. Com cenas carregadas de ironia e pouco pudor, os atores, que também interpretavam atores de um grupo de teatro, expunham cada um, momentos em que se viram cerceados de suas liberdades, e juntos levantaram uma bandeira vermelha, pelo respeito as individualidades e o fim do individualismo. Veja as fotos:
À noite, o grupo seguiu para o Centro Cultural Newton Gomes de Sá, e a atriz Alessandra San Matin, apresentou seu monólogo “Vitrines”. A atriz convidou mais uma vez o público para adentrar no íntimo feminino, nas dores e na batalha do que é ser mulher diante dos olhos de uma sociedade machista, que assedia, impõe, pune e mata mulheres todos os dias. A personagem Francisca marginalizada por sua comunidade por ser prostituta, ao ser excluída dela, para subverter seu sofrimento, cria novos mundos, personagens e histórias, com as linhas e amarras que deveriam a prender.

“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência”. Mahatma Gandhi

As duas apresentações aconteceram dentro da programação do Festival de Inverno de Franco da Rocha, realizado pela Secretaria Adjunta de Cultura da Cidade.

Fique abaixo com o registro fotográfico da última apresentação da noite e aguarde mais novidadades aqui!