Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Resultado do V Concurso de Poesias Profº Roberto Tonellotti

Aumentar texto Diminuir texto
O Concurso de Poesias Profº Roberto Tonellotti nasceu com a pretensão de mapear os poetas da cidade de Francisco Morato, e o que era pra ser um projeto local, surpreendeu a Associação CONPOEMA, tomando uma proporção muito maior do que a imaginada, atingindo desde sua 3ª edição todo o território nacional. Isto mostra o quanto a produção poética brasileira é efervescente e que são necessários mais espaços de valorização deste trabalhos, pois os artistas estão buscando fortemente meios de promover suas obras. Os premiados desse concurso, além de receberem o troféu produzido pelos artistas plásticos Fabio Campanhola e Douglas Scotti, ainda tiveram suas obras publicadas na edição especial do Zine Poesias do Front - A cidade armada em versos, uma publicação mensal, feita de forma artesanal pela associação, afim de promover os poetas do Sarau CONPOEMA; e terão também suas poesias publicadas no decorrer do ano no Informativo Ôxe!, nosso jornal em formato tablóide, com distribuição de 10.000 exemplares mensais.
Nesta V edição, o concurso celebrou os oito séculos de existência da nossa língua materna, e  recebeu, mais uma vez, inscrições de todas as regiões do Brasil, no total foram 311 inscritos, sendo 267 na categoria adulto, 40 na categoria juvenil e 4 na categoria infantil, vindas dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Afim de voltar às suas origens, a de fomentar o trabalho autoral e estimular jovens poetas, o concurso nesta edição criou uma nova e especial categoria, que premiou artistas regionais, como o melhor poeta de Franco da Rocha e Francisco Morato, nas categorias infanto-juvenil e adulto.
A premiação do V Concurso de Poesias Prof. Roberto Tonellotti aconteceu neste sábado, dia 13 de junho, na festa de encerramento do festival Oxandolá 2015, no Sarau CONPOEMA e reuniu artistas de variadas linguagens, poetas locais e os jurados do concurso.
As obras premiadas foram declamadas durante todo o evento pelos participantes do Sarau, deixando a todos muito ansiosos pelos resultados. Alguns participantes foram até pegos de surpresa, como um poeta que ao ser convidado para ler uma poesia premiada, subiu ao palco sem saber que esta, se tratava de uma de sua autoria.
Uma noite muito especial, que marcou a todos pela beleza e profundidade apresentada nas obras, mesmo nas produzidas pelas crianças, e que puderam nos conectar a pessoas que estão à centenas de quilômetros de distância de nós, deixando-nos conhecer a produção artística nacional, e o olhar destes artistas sobre a realidade e arte brasileiras.

Conheça abaixo os poetas premiados:

Categoria Infantil
1º Lugar 
Autor: Arthur Melo Christino de Almeida
Poema: Borboletas da estrada
Jaguarari – BA

 2º Lugar 
Autora: Sara da Silva Brito
Poema: Vivo vivo
São Paulo – SP

3º Lugar 
Autora: Indra Dandara Mariano Quevedo
Poema: O planeta pede socorro
Dourados – MS

Menção Honrosa 
Autora: Salete Magalhaes Alves
Poema: O ARCO-IRIS
Coaraci – BA

Categoria Infanto-juvenil
1º Lugar 
Autora: Luizza Milczanowski Julianelli Mendes
Poema: Receita
Rio de Janeiro – RJ

2º Lugar 
Autor: Fabio Luciano da Silva
Poema: Guerra
Itapecerica da Serra – SP

3º Lugar 
Autor: Giovani Tridapalli Kurz
Poema: Poema corriqueiro
Curitiba – PR

Melhor da Cidade de Francisco Morato 
Autora: Joyce Milena de Oliveira
Poema: Guerreiro

Menções Honrosas 
Autora: Amanda Brusius
Poema: Olhar-te-ia
Três Coroas – RS

Autor: Yago Tadeu Borges de Souza
Poema: Eu & eu
Eldorado – SP

Autora: Raiana Soares Oliveira Cruz
Poema: Desabafo de um escravo
Jequié – BA

Categoria Adulto
1º Lugar 
Autora: Gilquele Gomes de Araújo
Poema: Amanhecer
Iguatu – CE

2º Lugar 
Autor: Paulo Emílio M. de Azevedo
Poema: Dente Salvo
Macaé – RJ

3º Lugar 
Autor: Jose Antonio Viana Rocha
Poema: Vandalismo Poético
Fortaleza – CE

Melhor da Cidade de Franco da Rocha 
Autor: Elves Ferreira dos Santos
Poema: Bagagem

Melhor da Cidade de Francisco Morato 
Autora: Thais Paloma Pereira Silva
Poema: Se tu te apercebesses...

Menções Honrosas 
Autor: Aidner Mendez Neves
Poema: Coisas da Infância
Juazeiro – BA

Autor: André Luís Soares
Poema: Galope Surreal
Guarapari – ES

E clique aqui para ler as poesias premiadas! Você que participou do concurso, também pode solicitar os certificados de participação através do email: digaoxe@gmail.com!!

Agradecemos e parabenizamos a todos inscritos neste concurso, desejamos que vocês não parem de escrever nunca. Exponham seus pensamentos, transformem a realidade, poetizem a vida, e busquem formas de trabalharem com o que gostam e com o que os fazem melhores!

Até a próxima!