Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 4 de maio de 2015

O visceral "Osmo"

Aumentar texto Diminuir texto

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá, em Franco da Rocha, ganhou duas apresentações teatrais do espetáculo “Osmo”, do Núcleo Entretanto, no feriado passado, através do projeto “CONPOEMA Recebe...”. A obra inspirada no conto de Hilda Hilst, apresentou o que há de mais íntimo no ser humano, numa interpretação visceral do ator e bailarino Donizeti Mazonas, que despido de figurinos e grandes cenários, vivenciou um serial killer que passeava pelos mais variados picos de humor em poucos minutos, da ironia, deboche e insatisfação à furia, e solidão; conseguindo despertar na plateia grande empatia pelo personagem.
O ator submerso em uma banheira, fazia grandes acrobacias corporais, explorando o seu pequeno espaço com tamanha beleza, que transportava a cena para além do teatro, produzindo um conteúdo plástico.
A verborragia não linear de Osmo, materializa a sua mente perturbada e acelerada, em que ora vemos que ele é ele mesmo, ora é Mirtsa, ora é Kaysa, ou sua mãe, ambas assassinadas pelo psicopata.

O Núcleo Entretanto desejava com a montagem deste espetáculo valorizar a literatura brasileira, trazendo à luz a obra de Hilda, e certamente conseguiu despertar o desejo do público em conhecer a sua extensa obra, que passa por variadas linguagens, entre poesias, crônicas e até textos teatrais. Na plateia de Franco da Rocha, nos dias 30/04 e 01/05, haviam muitos atores e estudantes de teatro, que puderam além de prestigiar a obra, aprender muito pela observação de um ator tão competente no que se propôs.
Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o trabalho e técnica desenvolvida por Donizeti, o ator ministrará um workshop onde compartilhará o processo de criação do espetáculo. O workshop “A Transposição do conteúdo literário para a cena”, tem como púbico alvo grupos de Teatro, estudantes e interessados em geral, e será realizado gratuitamente amanhã, dia 05/05, no Espaço Girandolá, em Francisco Morato, às 20h.
O Workshop tem como foco principal a investigação de dois expoentes do teatro contemporâneo. O primeiro é a construção da cena fundamentada no trabalho do ator, a partir da investigação do entrecruzamento de linguagens. O segundo é a transposição do discurso literário em discurso cênico, em especial, o trabalho de adaptação de texto não dramático para o palco. Para isso serão utilizados fragmentos da obra literária de Hilda Hilst. 

Endereço: Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça – Fco Morato

As atividades foram contempladas pelo PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo. 

Mais Informações: 4488-8524

Realização: Associação Cultural Confraria Poética Marginal
Parceria: Núcleo Entretanto, Secretaria Municipal de Cultura de Franco da Rocha, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
Apoio: ProAC Editais