Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Luta e construção cultural em Franco da Rocha!

Aumentar texto Diminuir texto
Ontem à noite, dia 25 de fevereiro, cerca de vinte e cinco artistas e ativistas culturais de Franco da Rocha e região se reuniram para o Primeiro Encontro para Formação do Conselho de Políticas Culturais de Franco da Rocha, que aconteceu no Centro Cultural, com a presença de representantes das seguintes áreas: música, hip hop, artesanato, teatro, gastronomia, fotografia, literatura, produção cultural, educação social, tatuagens e artes plásticas, pessoas que trabalham há anos com ações artísticas na cidade e que persistem em continuar tentando melhorias para a região.

A noite foi especial, com a presença dos parceiros de Mairiporã, Mariana Marques e Ricardo Massonetto, que estão há meses lutando pela implantação do Conselho de Cultura na cidade e que vieram conversar com os francorrochenses sobre como está o andamento do processo em Mairiporã, que já está com o conselho formado e a partir de agora, é só continuar a luta, meio caminho já foi andado por lá. A ideia é que Franco da Rocha siga o exemplo do município vizinho e forme o seu conselho também, foi para o fortalecimento da região que os produtores culturais vieram conversar com os artistas presentes nessa noite, que enfatizou a importância do fortalecimento entre os artistas da cidade e da região.

O jeito agora é viralizar toda a região com a criação de Conselhos de Políticas Públicas, em Mairiporã o conselho já está formado, agora começará o processo de Franco da Rocha, depois tem os outros municípios, Caieiras e Francisco Morato, e podemos fazer com que essa rede de parceiros cresça cada vez mais, formando uma rede de produtores culturais e conselheiros, onde todos se ajudam e criam autonomia para decidir os rumos culturais de suas regiões.

A criação dos Conselhos de Políticas Culturais é uma parte do processo para criação do Sistema Municipal de Cultura, uma rede formada por conselho, conferências municipais de cultura, o plano e o fundo municipal de cultural. O conselho traz uma série de benefícios e autonomia para os artistas brasileiros, o adequado é que seja paritário e deliberativo, onde pelo menos metade dele é composto por membros da sociedade civil, é um instrumento eficaz para uma gestão compartilhada entre Estado e Sociedade, cada qual exercendo seu papel, os conselheiros tem a função de fiscalizar o trabalho realizado pelas secretarias e criar novas estratégias para alavancar as questões culturais de suas regiões, tentando atender as necessidades de todas as linguagens artísticas dos municípios.

Você, que não compareceu nessa reunião, tem a oportunidade de participar desse processo, o próximo encontro será no dia 26 de março, às 19h, também no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, em Franco da Rocha. Compareça, conte sua história, opine, faça parte dessa mudança histórica na nossa região.


O Encontro para Formação do Conselho de Políticas Culturais de Franco da Rocha é uma realização da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha e conta com o apoio do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery. Saiba mais sobre o Fórum aqui