Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cultivando o nosso chão: última ação de 2014 no CEU Francisco Morato!

Aumentar texto Diminuir texto
Mais um OcupaCEU levou pro bairro Jd. Vassoura, em Francisco Morato, nesse domingo, dia 21/12, atividades culturais e de lazer para toda a família. O OcupaCEU é fruto das ações de mobilização com a comunidade e trazem atividades artísticas e de lazer para que a comunidade possa saborear um pouquinho do que virá a ser o nosso tão sonhado CEU das Artes e dos Esportes de Francisco Morato.

Durante os 4 OcupaCEU, realizados em 2014 passaram pelo CEU Francisco Morato cerca de 500 pessoas nos dias das ocupações artísticas, promovidas pelo grupo gestor. Mas, mesmo sem ainda ter sido inaugurado, diariamente o equipamento tem sido visitado, e aos finais de semana, a comunidade se reúne lá, para brincar com suas crianças, dividir o lanche, trocar uma ideia com os jovens, e construir uma relação mais próxima, fortalecendo os vínculos comunitários.

Neste último encontro de 2014, os visitantes junto aos artistas e ativistas culturais, botaram as mãos nas tintas e deram continuidade à pintura das pilastras do espaço, colorindo dezenas de poesias, tanto de autores consagrados, como de poetas da região. Também teve muito chorinho e improvisações percussivas com Caio Cury, Naldão, Marcio Salomão, André Arruda, Carrapicho, Lucas Varjão e Jaciara. As crianças também puderam ler livros disponibilizados pela Biblioteca Municipal e criar diversos desenhos com tinta, colocando no papel sua imaginação e a comunidade também pôde aprender passos de break com o grupo Crewest. Confira as fotos abaixo:


Toda a programação dos OcupaCEU vem sendo pensada, avaliada e reprogramada a cada encontro, por pessoas da sociedade civil, organizações sociais e poder público, que hoje constituem o grupo gestor, e que fizeram parte de um processo, realizado a partir das oficinas de mobilização social ao longo de 8 meses, de abril a dezembro de 2014. Este grupo se sentiu motivado desde o primeiro instante a discutir a realidade local e buscar estratégias para que a comunidade se sentisse parte integrante deste espaço, que foi construído para ela e só tem sentido se tiver essa comunidade presente e participativa.

O processo de mobilização social previsto pelo Ministério da Cultura, dentro do projeto de criação e implantação do equipamento, oficialmente já acabou, mas o grupo gestor tomou para si a responsabilidade de dar continuidade a esse processo até que o CEU seja oficialmente entregue à comunidade.

Uma semente está germinando no nosso chão, e precisamos de muitas mãos para cuidar, regar, e cultivar. Infelizmente, o CEU ainda não foi inaugurado porque ainda faltam alguns trâmites para que isso possa acontecer. Um deles é a ligação de energia elétrica no local, da qual muitos outros trâmites também dependem. Por entender que a inauguração do CEU das Artes e dos Esportes de Francisco Morato, trará inúmeros benefícios para a comunidade do entorno do CEU e também para toda a população de Francisco Morato, o grupo gestor vem dialogando e buscando formas que possam contribuir com a inauguração do CEU. E uma das formas encontradas para esse diálogo e para apoiar a celeridade no processo de inauguração é uma moção de apoio, criada pelo grupo gestor juntamente com a comunidade, pedindo as providências necessárias para que o equipamento seja inaugurado, funcione com boa qualidade e passe a atender às necessidades da população. Aqui você pode assinar a Moção de Apoio à inauguração do CEU de Francisco Morato e abaixo você confere um vídeo criado a partir de depoimentos colhidos durante as ações do OcupaCEU realizadas no espaço nos últimos meses, onde os próprios moradores falam do benefício em se ter um CEU em Morato. Veja já e até 2015, que promete muitas ações no nosso CEU das Artes e dos Esportes!!!