Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Odin Teatret no Contadores de Mentira!

Aumentar texto Diminuir texto
Atores, diretores e pesquisadores teatrais, o grupo Contadores de Mentiras preparou mais uma incrível programação cultural, que será realizada entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro, em Suzano/SP. Eles receberão em seu teatro Eugênio Barba e Juliana Varley, para uma troca estética entre o trabalho que realizam por aqui, e o trabalho desenvolvido pelo Odin Teatret.

O Odin Teatret foi fundado há 50 anos, e tem servido como um grande laboratório de estudos, para artistas de todo o mundo. A ISTA, International School of Theatre Anthropology, criada por Barba em 1979, é uma universidade itinerante, onde artistas de diversas culturas se reúnem com diretores e estudiosos de teatro para investigar e aprimorar fundamentos técnicos, pesquisando o teatro antropológico. Neste estudo o ator enfrenta a busca de sua própria identidade, que se manifesta por meio do exercício de seu ofício. A Antropologia Teatral, e o conjunto de práticas cênicas associadas a este campo, definem o que Barba chamou de Terceiro Teatro. De um lado estaria o teatro institucional, alicerçado principalmente, na lógica da indústria do divertimento e, do outro lado, estaria o teatro experimental, de pesquisa, que procura uma originalidade, em nome de uma superação necessária da tradição.

O Terceiro Teatro seria então, aquele que vive à margem desses dois teatros, fora dos grandes centros culturais, e se aloja na periferia, um teatro de pessoas que o fazem como por necessidade, que se definem atores, diretores, pessoas de teatro, mesmo que quase sempre não tenham passado por escolas tradicionais de formação.

E é nessa perspectiva que o Teatro Contadores de Mentira vem desenvolvendo seu trabalho, desde 1995, na cidade de Suzano, região do Alto Tietê, seguindo num fluxo contrário ao pensamento de que apenas os grandes centros são produtores de cultura, e tentando dialogar com a identidade da região em que atua. O grupo realiza projetos em que a construção de relações e o fortalecimento de potências são o que os fundamentam. Desta maneira, desenvolvem um trabalho alicerçado na celebração, onde para além do ato teatral, existe a comunhão e o compartilhamento com a comunidade que os cerca.

Neste intercambio entre o Contadores de Mentira e Odin Teatret, entre a cultura Brasileira, a cultura Européia e as multiculturas embutidas neste trabalho, serão realizadas seminários, espetáculos e outras demonstrações de trabalhos, afim de aprofundar o diálogo sobre Ofício e Raízes.

Confira abaixo a programação:

28/11 - "Seminário de Voz com a atriz Julia Varley (Odin Teatret)
- “ESTRELAS” - Espetáculo-solo com Marilyn Nunes, dirigido por Julia Varley (Odin Teatret) e produzido por Nordisk Teaterlaboratorium.

29/11 - “AVE MARIA” (Odin Teatret) - Espetáculo Teatral

30/11 - Seminário com atriz Julia Varley e Eugenio Barba (Odin Teatret)
- “O ECO DO SILÊNCIO" - Demonstração de trabalho que descreve as vicissitudes da voz de uma atriz e os estratagemas que ela cria para ‘interpretar’ um texto.
- Curra-TEMPEROS SOBRE MEDÉIA”, espetáculo do Contadores de Mentira (Suzano-SP)

01/12 - Seminário com Eugenio Barba e Julia Varley (Odin Teatret)
- Demonstração de Trabalho do Grupo Contadores de Mentira (Suzano-SP) e Seminário com Eugenio Barba e Julia Varley (Odin Teatret)
- “RITO DE PASSAGEM”
Grupo Contadores de Mentira (Suzano- SP) e Odin Teatret (Dinamarca)

Para maiores informações, acesse o site da programação.