Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

terça-feira, 18 de novembro de 2014

O CEU é nosso!

Aumentar texto Diminuir texto
Agora, podemos encher a boca e dizer que temos um equipamento de lazer, esporte e cultura em Francisco Morato, um lugar onde toda a família pode ir e ficar o dia todo, enriquecendo seus finais de semana com uma pista de skate, quadra de futebol e espaços com gramados para aquele delicioso pic nic.

Francisco Morato carrega um fardo pesado, que as outras cidades ao redor também carregam, essa região é rejeitada pela capital, aqui só moram aqueles que não podem pagar pra viver em São Paulo, aqui moram aqueles que se amontoam nos trens e perdem o dia todo pra sustentar seus filhos, que estão, na maioria das vezes, sozinhos em casa, esperando chegar o pai e/ou a mãe para contar como foi o dia na escola, com os amigos.

Desde setembro desse ano, os moradores dessas cidades dormitórios tem uma outra alternativa em Morato, no nosso quintal, um lugar grande, onde seus filhos, netos, sobrinhos, irmãos, tios, avós e amigos, podem pegar ônibus e chegar no CEU das Artes, que é um projeto do Governo Federal, que junta num mesmo espaço serviços de Assistência Social, Esporte, Lazer e Cultura, visando estimular o desenvolvimento local. Ele fica no Jardim Vassouras, bairro que já tem um público fiel ao CEU e que todos os finais de semana, bate cartão no espaço, se apropriando de algo que é da população.

E domingo agora, dia 16/11, aconteceu mais um OcupaCEU das Artes, um evento que dura o dia todo e oferece espaços de leitura para crianças, jovens e diversas oficinas artísticas para todas as idades. Os integrantes da Associação Cultural ConPoeMa começaram o dia pintando as paredes brancas do espaço, juntamente com os grafiteiros Brinho e Kareca, de Franco da Rocha e com a comunidade.

Os moradores foram chegando aos pouquinhos e participando das atividades, mas cada um no seu ritmo foi aproveitando a tarde no espaço, fosse jogando bola com os amigos e parentes, fosse andando de skate ou participando das atividades para as crianças propostas em uma das salas do lugar. Confira as imagens:


A partir das 13h30, quando o espaço já estava lotado, começou mais um delicioso Sarau ConPoeMa, atividade que geralmente acontece no Espaço Girandolá, sede da Associação Cultural ConPoeMa, mas que dessa vez aconteceu no CEU, pra começarmos a fazer atividades culturais no Teatro e também dar uma palinha do que pode vir a ser esse espaço, já que a inauguração oficial está prevista para dia 07 de dezembro. Antes de começar a festa, houve um pequeno cortejo para chamar a atenção dos mais tímidos que não se sentiam à vontade para entrar no espaço, ação que deu certo, o resultado foi surpreendente, as pessoas leram poesias e textos, cantaram músicas, dançaram e puderam conferir até cenas de teatro com o Girandolá.

O Sarau ConPoeMa é isso, um local de encontro, onde as pessoas se conhecem, se revelam e acima de tudo, trocam experiências a todo momento. Pra quem não conseguiu comparecer neste dia, só resta curtir as fotos abaixo e até a próxima data, que será divulgada aqui no blogduoxe.