Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Uma tarde no CEU das Artes!

Aumentar texto Diminuir texto
Dia 16/08, sábado, foi um marco na história do bairro Jd. Vassouras e também na trajetória da Associação Cultural ConPoeMa, nessa data, aconteceu a primeira visita aberta ao CEU das Artes. Essa atividade é fruto do trabalho de mobilização social que está sendo realizado com a comunidade do bairro, sob coordenação da Associação, desde abril deste ano, através de oficinas e reuniões.

Nesses encontros, os moradores podem falar dos problemas que enfrentam nessa região, todos discutem soluções, contam suas histórias, e, acima de tudo, se ouvem e tentam pensar juntos em soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores que vivem nos bairros próximos ao equipamento. Todos discutem e planejam estratégias de como o CEU das Artes pode se transformar em um espaço do qual, de fato, a comunidade possa fazer parte e tomar decisões referentes à sua ocupação. O CEU une cultura, esporte e assistência social num mesmo local. O CEU das Artes foi construído com verba federal e será mantido com verba municipal, ele será gerido de maneira aberta, com gestão compartilhada entre sociedade civil, organizações sociais e poder público, que conceberão toda a programação desse equipamento.

Mas, voltando para o dia 16... antes da atividade, idealizada nas últimas oficinas de mobilização, pensamos em ações que contemplassem toda a família. Em algumas visitas ao lugar, percebemos que muitas famílias já frequentam o espaço, para atividades de lazer com seus filhos e numa das reuniões, algumas crianças nos contaram que de domingo, sempre fazem pic nic lá. Isso inspirou a visitação que aconteceu no dia 16.

Antes de começar as atividades, lá embaixo, na rua de entrada do CEU,adultos e crianças pintaram a rua, indicando o CEU das Artes, e convidando novos moradores a conhecerem o equipamento. Tudo isso, ao som de tambores, alfaias, pandeirso e chocalhos, num cortejo de chamamento à população, onde muitos moradores tocaram e se sentiram à vontade para improvisar canções.

Enquanto isso, lá em cima, já rolava um som, acompanhado de skatistas, uma boa pelada e famílias que se reuniam ao redor do espaço. Ali pertinho, na frente da sala onde vai funcionar a Biblioteca, também rolavam atividades de pintura e leitura para a criançada, Silvia, Claudia, Verônica e Iraci, coordenaram a oficina de artesanato, pintura e leitura. Elas arrumaram o espaço com colchonetes, livros, papel sulfite, giz de cera, guache e, logo no começo, receberam muitas crianças animadas para realizar as atividades propostas, e durante toda a tarde, as arte-educadoras leram histórias, ensinaram brincadeiras, pintaram bexigas e no fim, muitos pequenos saíram de lá coloridos.

Ali do lado, bem na frente da sala onde vai funcionar o teatro, rolava um som ao vivo, onde toda a comunidade podia curtir funk, soul, black e ritmos latinos numa jam instrumental. Crianças, jovens, adultos e idosos, curtiram a tarde com boa música, orquestrada pelos músicos Jorge Potalej, no baixo, Tiago Soares, na bateria e Marcio Salomão, na guitarra.

Foi uma tarde deliciosa, onde pudemos nos conhecer melhor, através de ações artísticas, que sensibilizaram todas as idades, e todos (esperamos que inclusive o prefeito Marcelo Cechetinni, que se fez presente em parte do evento) perceberam que já está mais do que na hora desse espaço ser inaugurado, para que aconteçam ações efetivas para a comunidade do entorno. Essa primeira tarde de ocupação foi uma prova de que população já conhece, já frequenta e está ansiosa para saber quais novidades virão desse CEU.

Por enquanto, fique com as imagens dessa tarde harmoniosa e fique ligado no nosso blog, porque divulgaremos todas as novidades sobre o CEU aqui. Para mais informações sobre a ConPoeMa, clique aqui e nos conheça!