Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Girandolá pelo mundo à fora

Aumentar texto Diminuir texto
Depois de circularem por diversas cidades do interior do Estado e bairros da capital Paulista com seus três espetáculos, irem até à Espanha ministrar uma oficina de socialização do processo do espetáculo “Ara Pyau”, agora o Girandolá vai até Bogotá, na Colômbia.

O espetáculo Conto de Todas as Cores, que já está na estrada há 5 anos, foi selecionado para participar do 7° Encuentro Mundial de Teatro y Danza Infantil y Juvenil (EMTIJ) e o Teatro Girandolá participará também do 4° Foro Mundial de Especialistas en Dramaturgia Infantil, compartilhando dessa vez, sua pesquisa em teatro para infância, em uma palestra, que será realizada pela Fabia Pierangeli, diretora do espetáculo.

O EMTIJ foi criado em 2006 e tem como princípios fundamentais incentivar, promover e difundir a arte do teatro e da dança para crianças e adolescentes, a fim de trazer as crianças para a expressão das artes do espetáculo; construir processos e pensamento pedagógico e cultural em torno desse teatro e sua relação com a educação; valorizar as criações artísticas das crianças e dos jovens; criar uma rede internacional de escolas, instituições ou organizações envolvidas em Artes Cênicas para Crianças e Adolescentes.

O Teatro Girandolá nasceu um ano depois, em 2007, justamente afim de estudar o teatro para a infância, pois percebiam que muitas vezes esse trabalho era tratado como menor, como um teatro feito de qualquer maneira. O grupo estava preocupado em se comunicar com os pequenos de maneira lúdica e verdadeira, e foi através do universo infantil vivenciado e re-significado pelos próprios atores, da cultura popular brasileira ao lado da poesia de Mário Quintana que alicerçaram o espetáculo.
Ainda hoje o Teatro Girandolá mantém a Oficina Rodopiar – A casa aberta para brincar como um espaço para estar em contato com as crianças, brincar com elas, contar histórias, estimulá-las e serem estimulados por elas, observar suas descobertas e poder transformar todas as vivências com elas em poesia encenada.

Participar do Festival podendo estar em contato com fazedores de arte e pensadores da cultura infantil, trocando ideias com coletivos do mundo inteiro vai enriquecer enormemente a pesquisa do grupo.

O festival acontecerá de 18 à 26 de outubro em Bogotá, na Colômbia e contará com representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México e o Girandolá como representante do Brasil.

Que essa e outras redes possíveis se fortaleçam sempre!