Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Colômbia, o Girandolá vai se extrañar de ti!

Aumentar texto Diminuir texto
No último mês de outubro, o Teatro Girandolá fez uma incrível viagem de dez dias, partindo do Brasil e pousando em Fontibón um povoado muito acolhedor da Colômbia.
As malas cheias de fitas, cores e brincadeiras, levavam a história de Lili, de Mário Quintana, para a Casa de Cultura, Escolas e Teatros de Bogotá. O espetáculo Conto de Todas as Cores foi apresentado 06 vezes durante a programação do 7° Encuentro Mundial de Teatro y Danza Infantil y Juvenil (EMTIJ), e mesmo sem entenderem uma palavra em português, dos niños aos viejos, ninguém tirava os olhos do palco, capturados pela imaginação sem freios da menina Lili.
E não teria como não ser uma viagem especial, além de ser a primeira vez em que o grupo pode apresentar seu trabalho fora do país, indo com a responsabilidade de representá-lo num encontro mundial, podendo compartilhar seu processo de trabalho e suas idéias numa palestra no 4° Foro Mundial de Especialistas en Dramaturgia Infantil,  ainda ter tido o prazer de conhecer pessoas e grupos muito queridos nesses dias. O espetáculo, os atores, e o Brasil foram muito bem recebidos pelos Colombianos, que demonstravam todo seu carinho ao final de cada apresentação, com abraços fortes, sorrisos largos, muitos pedidos de pelo menos uma assinatura, uma mensagem, ou o que fosse em português, para que guardassem de recordação, e até lágrimas de saudades.
InfoOxe's Conto album on Photobucket
O EMTIJ 2013 contou não só com a presença de representantes do Brasil, mas também de grupos de Cuba (Parabajitos), México (La Valetina Teatro), Equador (Grupo Máscaras e Grupo Juglar), Argentina (ADN), além de grupos de outros estados do país (Col. Nuestra Señora de las Mercedes, Grupo Catarsis, Orkéseos, El Grupo, Caja Negra, Centro Amar SDIS e Grupo Terranova), que mostraram um pouquinho da cultura e dos sonhos de cada lugar.
InfoOxe's Encontro album on Photobucket
A experiência de conhecer o teatro que é feito em todos esses cantos do mundo, a poesia, o olhar e especificidades de seus lugares, ver espetáculos pensados para infância, com tanta gana, e com a importância a que se deve, é tão importante para quem já se sentiu remando sozinho, para quem sente que precisa de mais gente para mudar alguma coisa. Essas trocas, de palavras, de vivências e de muito sentimento latino, fizeram um bem danado ao grupo, que se alimenta, se renova, se alegra, e impulsiona mais sonhos, mais espetáculos, mais parcerias, mais viagens, mais encontros...e mais mudanças.
Se foram dez dias de muito trabalho para os grupos participantes, ficamos imaginando o quanto deva ter sido trabalhosos para quem estava organizando tudo, com tanta gente, tanto o que pensar e realizar, por isso, deixamos aqui nosso muito obrigado para todos que fizeram esse EMITIJ acontecer, em especial a todos da fundação EOS, que fizeram de tudo para que todos tivessem um bom lugar para ficar, boas refeições, e muito boa companhia, levando os grupos para passeios turísticos, e possibilitando sobretudo dias de muita alegria.
InfoOxe's passeios album on Photobucket
O Teatro Girandolá volta ao Brasil com vontade de dar as mãos a toda a América Latina, de conhecer Cuba e seu tão intrigante sistema político, de aprender espanhol, de fortalecer essa rede e trazer grupos para se apresentar aqui em Morato, de abrir mais espaços para infância no seu trabalho e na nossa cidade, e quiçá, de dentro de alguns anos, poder sediar aqui esse encontro tão importante e rico.