Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Porque fechamos a Bandeirantes?

Aumentar texto Diminuir texto
Talvez você não tenha sido "atrapalhado" pela manifestação pacífica que aconteceu hoje na Rodovia dos Bandeirantes, talvez você ainda não tenha ouvido a notícia (deturpada) nos rádios ou no facebook, e talvez você nem saiba da existência de aldeias indígenas no Jaraguá, e de outras 5 aldeias Guarani na grande São Paulo, mas hoje pela manhã eles todos estavam unidos mostrando que existem e que precisam ser ouvidos pelos nossos representantes no Governo, estavam lutando pela demarcação de suas terras e pelo direito à proteção delas e de suas vidas, chamando atenção para três questões:
A proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que está em tramitação no Congresso Nacional e pretende transferir para o Legislativo a decisão sobre demarcações de terras indígenas no país – hoje a competência é do Executivo.
A assinatura das Portarias Declaratórias das Terras Indígenas Jaraguá e Tenondé Porã, localizadas respectivamente nas zonas oeste e sul da cidade de São Paulo, pelo Ministério da Justiça. A assinatura é um dos passos necessários para a demarcação desses territórios, já reconhecidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
Mulheres Guarani fechando a Rodovia
E o fim das ações judiciais de reintegração de posse movidos pelo governo do Estado de São Paulo contra comunidades localizadas no Litoral Sul e na região do Vale do Ribeira, cujos territórios ancestrais se sobrepõem à área de parques estaduais.
Essas são algumas de suas reivindicações, mas assistindo o vídeo abaixo conseguirão entender melhor o motivo deste ato, e a dimensão dos problemas enfrentados por eles.

No próximo dia 02 de outubro acontecerá mais um dia de manifestações, convocado pela Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), a partir das 17hrs, no Vão Livre do MASP.
Entender a causa indígena é entender a história de construção do nosso país e atualmente quais os interesses e qual o lado o nosso governo privilegia.
Precisamos nos posicionar diante de todos os fatos: Também vamos fechar nossos olhos e nos fazermos de desentendidos enquanto milhares de pessoas morrem diariamente ao nosso lado?
No blog Mobilização Nacional Indígena vocês poderão encontrar informações importantes sobre a causa indígena no Brasil.
Mobilize-se também! A história do nosso país pode mudar, mas para isso, depende de você!