Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Trabalho é tema central na segunda semana do Oxandolá [In]Festa 2013!

Aumentar texto Diminuir texto
O frio continua e o Oxandolá [In]Festa também! E nessa semana tivemos diversas atividades que, de um modo ou de outro, trouxeram reflexões e praticas ligadas ao trabalho. Seja o trabalho corporal de atores, seja pelo trabalho minucioso e ancestral das manifestações populares tradicionais ou pelas relações de consumo e trabalho em nossa sociedade; as atividades deste fim de semana nos permitiram aprofundar o olhar para esta que é a principal atividade do ser humano: produzir.

Começando na sexta (07/06) em que pudemos ver a apresentação de “Fabrica de Sonhos” do grupo Salada de Frutas, da vizinha Perus, em que é relatado de uma maneira poética a maior (em duração) greve ocorrida em terras brasileiras. Ocorrida na década de 1960 na fabrica de cimento Portland em Perus, a “greve guerra” dividiu trabalhadores entre Queixadas e Pelegos e expôs as precárias condições de trabalho e remuneração dos trabalhadores da época. Fruto de pesquisas no bairro, o espetáculo além de manter viva a memória da luta de trabalhadores e trabalhadoras, faz também um passeio pelos diferentes personagens da história do bairro e que hoje passam desapercebidos como nomes de rua. Além da beleza plástica e das lições de história, o bonito espetáculo rendeu também um interessante bate-papo depois da apresentação que presenteou quem venceu o frio e se achegou no CIC Francisco Morato. Confere aí:

InfoOxe's 06-07_FabricaSonhos album on Photobucket


Já no sabadão (08/06), foi a vez da tradição e manifestações pernambucanas tomarem a frente do CIC e adjacências. O pessoal do Ateliê Casarão de Jundiaí trouxe o belíssimo e divertido “Pernambuco em 4 Atos” que espantou o frio, disseminou e divertiu quem não deixou se abalar pela cerração do começo de noite. O delicioso espetáculo faz um passeio musical e cultural pelas diferentes regiões pernambucanas e começou (na melhor tradição popular) com um bonito cortejo que foi buscar o povo na estação de trem. Além de co-anfitrião, o Teatro Girandolá deu uma força na percussão do espetáculo que mostrou as tradições e peculiaridades desse estado nordestino através de objetos, falas, danças, vestimentas e música. Pra fechar com chave de ouro, uma bonita ciranda que fez todo mundo juntar as mãos e cantar. Espie só:

InfoOxe's 06-08_Pernambuco album on Photobucket


Fechando maravilhosamente o segundo final de semana, nossos queridos amigos, parceiros e irmãos de caminhada do Buraco D'Oráculo nos presentearam, primeiro com o ótimo Workshop/Vivência em Teatro de Rua pela manhã, no Espaço Girandolá; e à tarde, em frente ao CIC, compartilhou com a gente e quem mais apareceu seu novo processo (ainda em construção) intitulado “Ópera do Trabalho”. O espetáculo/ópera mostra com muita música e ótimas sacadas a lógica nefasta do sistema capitalista que oprime o trabalhador com o circulo vicioso nas relações de trabalho e consumo. Mas somos suspeitos para falar, confere aí:

InfoOxe's 06-09_Buraco album on Photobucket


E se organiza aí que o Oxandolá [In]Festa continua e nesse fim de semana tem mais: na sexta (14/06) às 20h começamos arrebentando com Rock in Rua que trás as bandas Esttaca Zero (Francisco Morato) e Mandruvá (Caieiras); depois no sábado (15/06) às 19h, fechando o Ecocriando (saiba mais aqui), teremos o show vivência com o Encantoria (Limeira); e pra fechar, no domingo (16/06) às 16h teremos o “Conto de Todas as Cores” do Teatro Girandolá (Francisco Morato) para divertir as crianças de todas as idades! Tudo isso em frente ao CIC. Nos vemos lá!

Quer a programação completa? Confere aqui.


.