Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Franco Mostra Teatro 2012

Aumentar texto Diminuir texto


Começou ontem, dia 20/11, a Franco Mostra Teatro 2012, que acontece em Franco da Rocha desde o ano de 2003 em comemoração ao aniversário da cidade. A 10ª edição da Mostra acontece no Centro Cultural Newton Gomes de Sá e está sendo realizada pelo Teatro Girandolá em parceria com a Confraria Poética Marginal e conta com o apoio da Prefeitura de Franco da Rocha e do Informativo Ôxe!.

Durante a Mostra, os organizadores do evento estarão arrecadando doação de alimentos não perecíveis que serão enviados as comunidades guarani-Kaiowá que estão acampadas em Mato Grosso do Sul, lutando pela retomada de suas terras (Saiba mais aqui). 

Portanto, aproveite a oportunidade e além de curtir um espetáculo de teatro, contribua com essa causa.

Acompanhe a programação:

A abertura contou com a reestreia do espetáculo "Aruê!", do Teatro Girandolá e teve casa lotada. A programação segue até o dia 07 de dezembro, é toda gratuita e traz uma rica variedade de espetáculos com grupos de São Paulo, Suzano, Poá, Jundiaí, Francisco Morato, Franco da Rocha e até do Espírito Santo. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência, no próprio local.

Dia 20 de novembro às 20h - "Aruê!, com o Teatro Girandolá (Francisco Morato-SP) - 80 lugares
Sinopse: São três portas. Três histórias. Três atores atravessando ruas e encruzilhadas. Nestas encruzilhadas mostram-se e misturam-se personagens de um antigo conto francês – o Barba Azul – e da história de vida de uma menina leiloada num cabaré e acolhida por Maria Padilha, mãe das meninas da vida. Com este trabalho, o Teatro Girandolá celebra o feminino selvagem na figura das perigosas e misteriosas Pombagiras, figuras cativas do imaginário popular.

Dia 21 de novembro às 20h - " Cordel do amor sem fim", com o Teatro em Carne & Osso (Franco da Rocha-SP) - 200 lugares
Sinopse: São três as mulheres, são três as irmãs. Unidas pelo sangue e separadas por suas diferentes personalidades e maneiras de ver e entender o mundo. E o amor, 
esse cruel que marca o tempo e as pessoas, com seus mistérios e desatinos, que separa quando parece juntar e junta quando finge separar, é o condutor de toda essa historia.




Dia 22 de novembro às 20h - "Pernambuco em 4 atos", com o Ateliê Casarão (Jundiaí-SP) - 200 lugares
Sinopse: Um mascate de ideias e ideais difundindo a raiz do povo brasileiro através da cultura popular pernambucana.



Dia 23 de novembro às 20h - "Fábrica de Sonhos" com o Grupo Salada de Frutas (Perus-SP) - 200 lugares
Sinopse: Usando teatro, dança, musica e áudio-visual, o Grupo Salada de Frutas representa a história da Fábrica de Cimento Portland de Perus. O cimento desta fábrica construiu diversos lugares do Brasil, entretanto destruiu a vida de muitos operários que não vieram no mundo pra ser pedra.

Dia 24 de novembro às 20h  "A casa de farinha do GONZAGÃO - peça dançante"
com a CTI (Suzano-SP) - 200 lugares
Sinopse: Espetáculo dançante em que os personagens das músicas de Luiz Gonzaga são transportados para uma casa de farinha, a qual se transforma em uma festa de São João onde o público poderá "forrozeá".

Dia 25 de novembro às 20h -  " Ara Pyau – Liturgia para o povo invisível" com o Teatro Girandolá (Francisco Morato-SP) - 60 lugares
Sinopse: Um jovem, à procura de suas origens, depara-se com um lugar habitado por um povo que vive camuflado com a Natureza. Ara Pyau - Liturgia para o povo invisível, é uma narrativa que celebra o encontro do Teatro Girandolá com uma cultura milenar, a cultura Guarani.

Dia 27 de novembro às 20h – "Plinianos Vs Nelsorianos" com  ETA – Estúdio de Treinamento Artístico (São Paulo-SP) - 200 lugares
Sinopse: Intensa, dura, inquietante e nada prazerosa. Ela não pede licença, não se cobre de eufemismos, muito menos aceita as máscaras com as quais tentamos cobri-la.
Essa, a tão dita realidade, que insistentemente tentamos empurrar para debaixo do tapete, não se esconde nas reviravoltas de Nelson Rodrigues e nem omite seu impacto nas palavras escrachadas de Plínio Marcos. De uma forma ou de outra, ela nos ataca como uma tempestade, nos mostrando os anjos e demônios guardados dentro do nosso ser. 
Bem, isso só você pode decidir. Mas esteja preparado, porque encarar a realidade é sempre um caminho sem volta.

Dia 28 de novembro às 20h - "Diálogos" com o Núcleo de Experimentações Teatrais (Franco da Rocha-SP) - 200 lugares
Sinopse: Uma seleção de pequenas histórias que tratam dos relacionamentos da sociedade moderna vistos pela ótica de autores como Carlos Drumond de Andrade, Luis Fernando Veríssimo, Mario Prata, entre outros.

Dia 29 de novembro às 20h - "Cartão de Embarque" com o Núcleo deExperimentações Teatrais (Franco da Rocha-SP) - 200 lugares

Sinopse: Cartão de Embarque: Comédia nonsense, na qual o jovem Vinícius, depois de ser demitido da redação de um jornal, passa a ter sua vida invadida por diversos acontecimentos estranhos, passando por encontros improváveis e aparecimentos duvidosos

Dia 30 de novembro às 20h - "Conto de todas as cores" com o Teatro Girandolá (Francisco Morato-SP) - 200 lugares
Sinopse: Após sofrerem uma grave crise de ideias, contadores de histórias decidem unir cores e inspirações para contarem uma história única: a história de Lili. Daí pra frente um mundo de cachorro pulguento, poeta velho, professora doida, vai sendo desenhado pela imaginação sem freios de Lili.

Dia 01 de dezembro às 20h - "Macabéa – Um prólogo" com a Má Cia de teatro (Franco da Rocha-SP) - 60 lugares
Sinopse: Numa livre adaptação do romanceA hora da estrela, de Clarice Lispector, o espetáculo traz as reflexões do escritor/narrador, Rodrigo S. M., a respeito da jovem datilógrafa alagoana Macabéa, personagem criado por ele, na qual busca uma identificação.

Dia 02 de dezembro às 15h – "M'Borayu" com Circo Teatro Capixaba (Espírito santo)
Esse espetáculo acontecerá no Boulevard Giuliano Cecchetini - Calçadão em frente a antiga Biblioteca Municipal e a estação de trens da CPTM Franco da Rocha.
Sinopse: Todos nós somos um pouco índios, porque os índios são os primeiros habitantes do Brasil, numa época em que essa terra era conhecida como Pindorama – a terra das palmeiras. Os viajantes do tempo-espaço vem chegando de uma longa caminhada – oguata porã – em busca da Terra Sem Mal – Yvy Marey. Até que chegam a tekoa, seu espaço sagrado. Os anciães da raça vermelha trazem dentro de seus balaios o fundamento do ser, a sabedoria dos movimentos do céu e os segredos das quatro estações cósmicas. A criação do universo, da terra e do homem, inspirada pelas belas Palavras Formosas – ne’eng porã – das histórias Tupy Guarani.

Dia 02 de dezembro às 19h - "Hair Spray - Brodway`s Big Fat Musical Comedy Hit" com o grupo da Casa de Cultura de Francisco Morato (Francisco Morato - SP) - 200 lugares
Sinopse: Os anos 50 já acabaram e a mudança está no ar. O sonho de todo adolescente da época é aparecer no “the Corny Collins Show”, o programa de dança mais famoso da TV. A jovem Tracy Turnblad, uma grande garota, com um grande cabelo e um coração maior ainda, tem só uma paixão da vida: Dançar. Mesmo sendo um tanto gordinha para os padrões locais, ele impressiona os juízes com seu estilo e ganha um espaço na atração.

Dia 06 de dezembro às 16h - "Terezinha e Gabriela; O mancebo que casou com a mulher geniosa" com o Núcleo de Experimentações Teatrais (Franco da Rocha-SP) - 200 lugares
Sinopse: Terezinha e Gabriela / O Casamento do Mancebo com a Mulher Geniosa: O conto de Ruth Rocha e o texto teatral de Alejandro Casona foram as peças escolhidas pelos integrantes da turma infantil do Núcleo de Experimentações Teatrais, para fechar seu ano com muita diversão. 

Dia 06 de dezembro às 20h – "Cidade Desnudada" com Núcleo Esporos de Experiência Artística (São Paulo-SP) - 60 lugares
Sinopse: Encenação poética baseada na evocação de memórias afetivas e coletivas e suas diversas relações com a cidade. A partir de seleção de poemas de Baudelaire, Fernando Pessoa, Carlos Drummond e Manoel de Barros, o público é convidado a uma imersão em meio a recursos audiovisuais e performáticos, transitando entre a lembrança e a imaginação, passado e presente.

Dia 07 de dezembro às 20h - "Almas Peregrinas" com o Núcleo Teatral Opereta - 200 lugares
Sinopse: Numa cidade abandonada por Deus, Jonas procura pelo seu pai. Nesta busca, encontra-se com diversas estórias que demonstram o caráter paterno e revelam a sina daquele lugar.