Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Seu político está à venda?

Aumentar texto Diminuir texto
É o que pergunta o vídeo com que dei de cara esses dias no Pirate Bay, que é aquele site em que você pode baixar de tudo e que segundo eles mesmos é o "site de bittorrent mais resiliente da galáxia", pois todo mundo tenta fechá-lo, mas ninguém consegue. Cabe aqui uma explicação.

Há algum tempo já, o PirateBay tem utilizado a sua página inicial para promover outras iniciativas espalhadas pelo globo que sejam bacanas e com as quais o pessoal que mantêm o site se identifique. E funciona de maneira bem simples mesmo: você entra em contato com o pessoal do PirateBay, manda uma descrição do que se trata sua iniciativa e o banner/imagem/vídeo de promoção da sua iniciativa que você gostaria de ver no site. Eles analisam seu pedido e se gostarem da sua ideia e acharem que tem a ver, colocam no ar para te ajudar a promover sua ideia. Essa iniciativa bem legal é chamada de The Promo Bay e se você se interessou, pode dar uma conferida aqui, ó: thepiratebay.se/promo

Voltando ao vídeo. O vídeo é uma iniciativa para promoção do site political-prostitution.com, contra a atual guerra (sem sentido figurado) empreendida pelo governo americano em nome do copyright ou, como chamamos aqui, direitos autorais. Muito bem sacado o vídeo, infelizmente apenas em inglês, mostra como o governo americano tem utilizado aparelhamento militar (até em outros países) para prender os "criminosos" cibernéticos.

Visitando o site (só em inglês também), você poderá ver alguns dos envolvidos na questão, tanto os chamados "criminosos", como os políticos. E a lista vai desde o fundador do Megaupload (fechado pelo FBI) até políticos como o senador Christopher J Dodd (o bonitão na foto lá em cima) que não por acaso também é o presidente da Motion Picture Association of America (MPAA) - associação americana que defende os interesses dos grandes estúdios. Além disso, o site disponibiliza os contatos dos políticos e links para você apoiar os "criminosos" e dar uma força.

Segundo o site: "O governo dos EUA dá a si mesmo poder inquestionável para desligar ou bloquear o acesso a sites e motores de busca com praticamente nenhuma supervisão. O falido projeto de lei SOPA tentou limitar as liberdades online de indivíduos e pequenos negócios, protegendo os interesses da Motion Picture Association of America, os políticos norte-americanos e grandes anunciantes. Mesmo sem a SOPA, o governo dos EUA está fazendo um grande esforço para fazer cumprir suas leis no exterior com total desrespeito à soberania de outras nações, a fim de extraditar os chamados "criminosos" para os EUA onde serão julgado por seus "crimes" em tribunais americanos." (tradução livre).


Bem irônico e ácido, a descrição do vídeo frisa também que ele foi realizado com uma Canon D5 não-roubada, atores pagos, trilha sonora original e uma cópia licenciada do Adobe Premiere. E pra arrematar a chamada:
"Você gostaria de ser tratado como um estuprador, assassino, (ou um terrorista!) por transmitir uma cópia 'não autorizada' de um programa de TV? Boa notícia, porque agora você pode! E você sequer recisa viver nos EUA para ter essa liberdade." (tradução livre)
Bem, não preciso dizer como é propício este tipo de atitude e reflexão no momento de eleição em que vivemos. Este caso da SOPA e da perseguição e tentativa de restrição das liberdades na internet, também é um belo exemplo do tipo de merda que pode dar se você votar em qualquer mané. Pense bem antes de votar, pois pode ficar pior. Ah, não duvide, isso pode!



.