Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Abertura da Exposição Axé Du Ôxe!

Aumentar texto Diminuir texto
Na terça-feira, dia 1 de Maio, dia do trabalho, abrimos oficialmente a exposição Axé du Ôxe!, uma realização da Ôxe! Produtora Comunitária e da Confraria Poética Marginal, com apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha. E isso não foi por acaso. Esta é uma exposição que simbolicamente vem celebrar o esforço de muitas gerações, de muitos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. No Centro Cultural Newton Gomes de Sá, que durante décadas foi Centro Comunitário, surgiram gerações de poetas, músicos, bailarinos, artistas plástico, atores e produtores culturais. As paredes daquele espaço estão impregnadas de sonhos e foram testemunhas de discussões que nos fizeram amadurecer e entender que juntos somos mais fortes e conseguimos chegar mais longe. E estamos chegando, de modo que, quase quarenta anos depois estamos novamente expondo, produzindo, criando e levando arte e cultura onde ela é mais necessária: nas periferias do Brasil.
Se fossemos citar todos os artistas que direta ou indiretamente nos ajudaram a conceber e parir esta exposição, levaríamos horas e fatalmente esqueceríamos alguém. Por isso, preferimos simplesmente agradecer, de um modo coletivo, a todos aqueles que fizeram ou fazem parte desse movimento cultural que teve início lá na década de 70. Agradecemos pelo legado, pela história e principalmente pelos frutos. Aproveitamos também para convidar a todos aqueles que quiserem, a se aproximar, a tomar parte disso também; a se juntar a esta história já de quase meio século. Juntos é sempre melhor e podemos certamente chegar mais longe e quiçá mais rápido. Temos pressa. Nossas cidades têm pressa. Nosso país e nossa sociedade têm pressa. Por isso, a hora de fazer é agora.



Ousamos dizer que essa exposição é um marco histórico, porque além de celebrar um esforço coletivo e histórico, ela ainda se projeta como um acontecimento que traz em si a esperança de juntos reinventarmos nosso próprio caminho. Não temos a pretensão de que ela seja a maior exposição que já tenha acontecido em nossa região. Sabemos que não é. Mas esperamos que possa ter um outro efeito: o de mostrar e provar, principalmente para nós mesmos, que sim, é possível, nós podemos conseguir. A despeito de todas as dificuldades que enfrentamos em nossa região, a despeito de todos os problemas do país, e para além de todas as pressões da vida moderna e do sistema capitalista; ainda assim é possível e nós também podemos conseguir. Assim, cheios de muita alegria e também muito orgulho por toda esta história, mas também com os olhos voltados para o futuro e para todo o trabalho que ainda temos pela frente, convidamos a todos vocês para juntamente conosco tomarem parte desta celebração à nossa história, à vida, à arte e ao ofício que nos define e realiza: a cultura e todas suas expressões. Vamos lá, aproveitem, É TUDO NOSSO! A Exposição Axé Du Ôxe! fica aberta até 1 de junho, de segunda a sábado, das 9 às 18h e de domingo, das 9 às 15h. A visitação é gratuita e também é possível agendar visitas monitaradas através do telefone: 4488-8524