Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Oficina de Samba de Bumbo na Quilombaque. NÃO PERCA!

Aumentar texto Diminuir texto
"Entre os povos bantos da África Central, tambor é ngoma. Não só o instrumento, porém, metonimicamente, a dança e o canto que o tambor põe em ação e, por extensão, toda a comunidade que se reúne em torno do instrumento para a celebração ritual e prazerosa."
(Paulo Dias)

Dia 28 de janeiro, das 15h às 22h, tem oficina cultural de "Samba de Bumbo", com o grupo Ingoma Paulista, na Quilombaque. A oficina é gratuíta e para participar basta chegar e trazer sua alegria para brincar e cantar com o pessoal. Se você ainda não sabe, a Comunidade Cultural Quilombaque fica na travessa Cambaratiba, 05, (Beco da Cultura ao lado da estação de trem Perus) e você pode conseguir mais informações pelo telefone (11) 8447-8467 ou no blog da comunidade: comunidadequilombaque.blogspot.com.

Pudemos conferir um pouquinho do trabalho do pessoal do Ingoma Paulista em um dos Saraus da Quilombaque (veja mais aqui: http://blogduoxe.blogspot.com/2011/12/sarau-dquilo.html) e garantimos que além de belíssimo, samba de bumbo é deliciosamente divertido e animado. Então, dê um pulinho lá e remexa o esqueleto você também!


Sobre o Ingoma Paulista
O grupo Ingoma Paulista realiza atividades de vivência, pesquisa e divulgação das tradições de origem africana presentes no Estado de São Paulo (os batuques paulistas) com o objetivo de contribuir para a sua valorização e continuidade. Nosso trabalho se fundamenta na amizade e no contato direto e constante com os mestres e as comunidades tradicionais, principalmente através de encontros, visitas e recepções. Nesta apresentação, a Ingoma convida o público a vivenciar o Samba de Bumbo, tradição paulista surgida nas fazendas de café ainda no tempo da escravidão e transmitida de geração em geração até os dias de hoje. No Samba, os cantadores entoam versos tradicionais ou improvisados na hora, respondidos pelo coro, e acompanhados pelo repicado grave e profundo do grande bumbo, que, ao lado das caixas e guaiás, comanda o vai-e-vem e os balanceios, requebrados e rodopios das sambadoras em suas belas saias rodadas.

Blog Ingoma: nucleotembua.blogspot.com


Serviço:
Dia 28/01, das 15h às 22h
Gratuito
Local: Comunidade Cultural Quilombaque
Travessa Cambaratiba, 05, Beco da Cultura ao lado da estação de trem Perus.
Informações: (11) 8447-8467
Blog: comunidadequilombaque.blogspot.com


.