Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

7ª Arte - Os Cangaceiros

Aumentar texto Diminuir texto
Por: Brunoo! - Poltrona Numerada

Os Cangaceiros do nordeste brasileiro. um grupo de pessoas que não são nem vilões nem heróis. Os cangaceiros lutavam por eles mesmo e só, mas eles tambem pensavam que estavam ajudando as o povo fazendo eles pensarem mais sobre a vida.



Mas o filme tem muito mais valor histórico do que qualquer outra coisa.
Até então a unica produtora de filmes no brasil, Vera Cruz, fazia filmes brasileiros feitos de uma forma peculiar. Filmes brasileiros feitos por extrangeiros, ou seja, os filmes brasileiros eram filmes com o estereótipo do brasil como ja tinha dito aqui.

A grande diferença de o cangaceiro para os outros, é que esse foi o legitimo filme brasileiro. Lima barreto um brasileiro resolveu fazer um filme sobre algo realmente brasileiro, contando nossa realidade, que na época era o perigo dos grupos de cangaceiros.

Ou seja para os amantes dos filmes nacionais, esse filme é o começo de tudo. O grandes filmes que vemos hoje são todos filhos e netos dessa grande obra do diretor de um filme só. Lima barreto destruiu o tal do "cinema brasileiro" feito antes de 1953, para vermos algo que realmente vale-se a pena.

Mesmo com poucos recursos em mão conseguiu fazer uma obra muito bem feita. Tanto que depois disso tudo, ele teve que mestrar aulas, e a materia que ele mestrou foi "filmes de baixo orçamento".

Tanto que esse foi o primeiro filme nacional a ir para cannes, e ganhar como melhor trilha sonora. E 10 anos depois seu pupilo que viu tudo isso que Lima Barreto fez crescer, Anselmo Duarte fez em O Pagador de Promessas, até então o único vencedor do premio máximo de Cannes.

Mas isso é assunto para outro post...

Leia mais sobre o filme O Cangaceiro de lima barreto aqui.

e você já leu um filme hoje?
http://poltronanumerada.blogspot.com/



.