Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Brasil do Cinema

Aumentar texto Diminuir texto
Por: Brunoo! - Poltrona Numerada

Qual foi a ultima vez que você viu um flamingo andando por ai? Os mais próximos ficam no Chile.

E a maraca? Instrumento musical tipicamente dos países de língua espanhola, quando viu uma em um samba?

E o Brasil foi mais uma vez retratado como um país de praia, samba e futebol. Ok, nós temos isso, mas temos mais o que mostrar. Ou será que não?


Rio que foi a grande estreia da semana passada, apesar de ser uma ótima animação (e talvez esteja sendo um pouco precipitado, mas provavelmente seja o Oscar de 2012 como melhor animação), ajuda a aumentar o estereótipo brasileiro lá fora. Afinal, os gringos acham que o Brasil é o mais latino de todos os países latinos.



Tudo começou em 1942 com a política da boa vizinhança americana e para evitar as visões fascistas de Getulio Vargas os EUA chegam em terras brasileiras querendo ser nossos amigões e nos dão como presente o Zé carioca, o personagem mais malandro da Disney, e importaram de Portugal a gringa mais brasileira de todos os tempos, Carmen Miranda, para assim disseminar ao mundo toda a alegria dos brasileiros e mostrar que somos um país de bem.

Em 1942 a Disney lança o filme "Alô amigos", quando o Pato Donald vem para o Brasil em férias e conhece o amigão Zé Carioca que apresenta a cidade maravilhosa, sambando e tomando uma cachaça da boa. E a festa continua em 1944, dessa vez na Bahia com o titulo "Você já foi à Bahia?", que para aumentar essa alegria, acrescentam o personagem mexicano Panchito (o que tem tudo a ver né? Brasil s2 Mexico).

E isso não é só nesses filmes. Em qualquer filme internacional que mostre o Brasil, em qualquer cena, sempre vamos ver praias, mulatas, favelas e tucanos no ombro de algum malandro.

Graças a essa visão que foi criada na década de 40, o Brasil ficou como um país exótico e até hoje temos em nossa sombra isso. Há mais em nosso Brasil do que praias, mulheres, samba e futebol, mas só quem é brasileiro sabe disso...

Leia mais sobre o filme Rio aqui - http://poltronanumerada.blogspot.com/2011/04/63-rio.html#more




No final de flamingos só temos o Flamengo, e de maracas só temos o grandioso Maracanã.

E você já leu um filme hoje?
http://poltronanumerada.blogspot.com/

Texto baseado no videocast de site Omelete.com