Ops!!!

Não era bem isso que você esperava encontrar???

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui
é porque ainda não sabe da grande novidade.

Pois bem, passamos por uma reformulação completa e agora mudamos de endereço. 

Oxe o que e

A partir de agora todo os posts publicados no blog do ÔXE! estão abrigados neste novo endereço.

Então sem mais delongas, para continuar acompanhando o ÔXE!, saber de todas as novidades da Associação Cultural CONPOEMA e do Teatro Girandolá, acesse:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Debate

Aumentar texto Diminuir texto
Por: Danilo Góes


Em outubro, tivemos uma vitoria que foi a implementação do Estatuto da Igualdade Racial, depois de dez anos em tramitação. Mas qual será o peso dessa vitória, pois as implementações mais importantes, ao meu ver, foram enfraquecida: as cotas, saúde para população negra e as terras dos quilombolas.

DEBATE


FACULDADE
PROFESSOR - Vocês tem que entender o seguinte: vivemos em país democrático de direto, então quando favorecemos um grupo estamos sendo anti-democrático e é isso que é a cota para negros na faculdade...
ALUNO -  Mas professor ... 
PROFESSOR - E as cotas podem aumentar o ódio entre as raças. Pois vivemos em um país em que todas as raças vivem em harmonia.
ALUNO -  Veja quantos negros tem nessa faculdade. O Brasil tem uma dívida enorme com os pretos, sei que as cotas não vão pagar essa dívida, mas começar pela educação, é o principio.

NOS BASTIDORES DA POLÍTICA 
DEPUTADO 1 - Temos que dar pra esse grupo uma atitude paliativa, para acalma os ânimos. Senão teremos problemas futuros, pois imaginem eles com metade de tudo. Impossível!
DEPUTADO  2 -  Então vamos votar a favor desse estatuto, mas com algumas alterações, visando somente acalmar essas pressões.

FACULDADE 
ALUNO - E esse sistema de ensino é excludente com os pretos. E, professor, é mito isso de que vivemos em um país em que existe uma democracia racial!
PROFESSOR -  (com uma voz nervosa) Primeira coisa, o termo certo não é preto, é negro; e o preconceito que eles vão sofrer, com os alunos sabendo que eles entraram pela cota e não pelos méritos? Tem que melhorar a base da educação, pois senão a faculdade perde a qualidade.
ALUNO -  Em que país você vive professor? De qualquer forma, os pretos vão ser descriminados, sempre vão tem que demonstrar duas vezes mais. Esse papo de base, passa ano, entrar ano e eles não resolvem nada. Se esperarmos por isso, os pretos estarão ferrados! E pra mim, o termo é preto!
PROFESSOR -  Sou totalmente contra as cotas, mas vamos mudar de assunto. Quem fez o trabalho que eu passei? Não é o trabalho em grupo, é o individual.